13.5.09

Musica de Quinta – Charque Side

Pensei aqui com meus neurônios e cheguei a conclusão que se posso postar o música de quinta atrasado, então posso postar adiantado tambem. Como amanhã talvez não consiga postar, então vai hoje mesmo.

- Quem for contra levante a mão !

- OK, ganhei! (hehehehe)

(…) pausa para apresentação do album

                     A idéia surgiu da cabeça de Luiz Félix, guitarrista, percussionista e vocalista da banda La Pupuña, do Pará, que logo convidou o baixista da banda, Fabrício Jomar, para regravar o álbum “Dark Side of the Moon” com pegada paraense, a base de guitarrada, cumbia, lundum, brega e surf music. O resultado é impressionante. Estão lá todos os sons, os detalhes e a sequência das músicas do original, todo o clima,  toda a viagem do clássico álbum de 1973, numa fidelidade até assustadora. Tudo certinho, como quase se fosse o original, mas é tudo com um tempero especial.

                    O disco foi gravado com a banda La Pupuña e um time de convidados que alteraram o disco e injetaram música e elementos paraenses no universo progressivo. Logo no início os sons do carimbó e dos barcos popopô fazem a introdução de “Speak to me Breath” para logo entrar ao mesmo tempo um irresístivel suingado e o espirito do Pink Floyd da década de 70. “On the Run” traz a competência de Pio Lobato e Guilherme Guerreiro do Cravo Carbono. Os sinos e o despertador de “Time” permanecem mas na verdade eles estão substiuídos pelos sinos da Basílica de Nazaré e pelo despertador de Luiz Félix. Cantada por Roosevelt Bala, vocalista do Stress, banda pioneira no heavy metal Brasileiro, com reforço da cantora de brega Denise Lima, a mais conhecida música do disco segue bem fiel até aos poucos se transformar num carimbó pelas mãos percussivas do grupo regional Os Baioaras. 

Tem ainda Gabi Amarantos, cantora de Tecnoshow, soltando a voz em uma vesão de “The Great Gig in the Sky”? Mais ainda, a reconstrução de outra clássica como “Money”,  segue com as vozes da própria Denise Lima e da vocalista da banda Madame Saatan, Sammliz, e termina desconfigurada genialmente com solos de guitarrada de Mestre Vieira e um transe percussivo paraense. A viagem segue durante “Us and Them”, “Any Colour You Like”, que ganha uma percussão merengue, “Brain Damage”, com direito a risadas sampleadas de Fafá de Belém, e a versão quase lambada de “Eclipse”.

Um quem é quem da música paraense atual, com convidados de estilos diversos abrilhantando um trabalho de alto  nível .

O “Charque” do título se refere mesmo a carne-do-sol, mas também a como é chamada a genitália feminina em Belém (daí a capa do disco). Um trabalho para ouvir e reouvir e curtir a criatividade destes nossos músicos paraenses.  Desde já, não sai mais do meu Playlist…

 

Isto posto:

charqueside-cd

9 comentários:

Marília disse...

Um sacrilégio...
Demorei pra responder o post por dois motivo: 1- professora em época de prova [ARGH] não vive, vegeta [corrigindo prova e avaliando inúmeros seminários]; o outro motivo é que primeiro baixei e escutei - aliás: baixei, escutei e amei.
Misturar e reiventar álbuns clássicos é algo que os músicos tem, ultimamente, feito bastante. No entanto, essa versão super particular do álbum do Floyd tem um tempero... que eu não vou te enganar... ma-ra-vi-lho-so!
É com uma pegada paraense perfeita, uma pitada de cumbia, guitarrada, brega, lambada e sei lá mais o quê. No início, fechei os olhos e pensei estar indo pra algodoal no som do popopô [em speak to me breath]. Depois, parecia que eu ainda estudava no Santa Catarina quando ouvia às seis da tarde os sinos da Basílica... era "Time".
Quem ouve em um primeiro momento pode até pensar em sacrilégio [kkkkkk] misturar Rock e carimbó; Metal e brega e tudo isso com lambada e gargalhada da Fafá...
É um disco para ouvir e re-ouvir, anotar semelhanças e diferenças, comparar com o original e curtir essa incrível genialidade e criatividade desses músicos.
... Mas, um divino sacrilégio!

Marília disse...

Amigo, deixa eu te dizer... ou melhor, escrever...[o que não deixa de ser dizer....hehehehe]. Coloquei o teu blog listado no meu blog tá??? Bjos.

Bruno_Philósopho disse...

Arthur, só tem um detalhe quanto a isso: Será que essa imagem não ficou um pouquinho pesada ou forte demais, devido ao conteúdo erótico? Tudo bem que só os paraenses mesmo para inventarem esse termo "charque" para designá-lo ao genital feminino, mas...

Bom, ainda não ouvi, confesso, o álbum. Porém, como estou sem computador onde possa escutar (e gravar) essa produção, vou ficar te devendo. Aliás, duas: Ainda não assistio a produção que você citou aqui em baixo: "Into the wild". esta, sim, me move a querer assisti-la.

Um pequeno detalhe: Sabes qual foi a última produção ao qual assisti (e, confesso, me emocionou muito) nestes últimos tempos? O pequeno Principe, de Saint Exupery. Tenho que ter mais tempo para voltar a ser criança e deixar de ser adulto...

Obrigado pela resposta, amigo. Porém, vejo que você ainda está dando pouco interesse para o seu blog. Eu não deixei de ler o que você produz, mas não vejo sair mais nada de novo. COmo sei que você é um "menino prodígio", acho que você pode estar com problemas maiores para resolver do que atualizar o blog. Você poderia transformá-lo em "música de quinta" sem trocar o endereço. Ou seja, atualizando ele uma vez por semana, seria uma boa pedida!

Faz falta quando não atualiza esse seu blog... Eu passei o endereço para uma porção de gente quanto aquele seu post da música "Stand By Me". Logo, pode ser que, daqui um tempo, você não tenha mais apenas 2 leitores. E olhe que, no nmeu, não tenho metade disso, mas atualizo ele constantemente... O porém é que, apenas, você tem mais trabalho que eu.

Sugiro que passe um pouco mais de tempo com seus amigos... Ah, e só coloquei professor porque não sabia exatamente a sua profissão. Como você não entrou em contato em tempo hábil...


Grande abraço, Arthur!

Max Carvalho disse...

Olá,

Tudo bem?

Meu nome é Max Carvalho e peço sua permissão para agregar notícias do seu blog à Rede Paraense de Blogs. Cada vez que você produzir um novo conteúdo, automaticamente o nosso agregador detecta a notícia e publica um breve resumo do post com links citando a fonte.

Conheça nossa rede:

www.paraense.com

Mais detalhes visite http://paraense.com/about

Contato:
http://paraense.com/contato

Abs,

PS: Como não encontrei seu email para contato, o jeito foi fazer via comentário. Favor apagá-lo.

Bruno_Philósopho disse...

Égua do cara... Depois que começou agora vai parar...

Será preciso outra chacoalhada para você voltar a postar? Preciso que você pare com esta mania de colocar os projetos na gaveta depois de começar.

Você promete uma coisa (ah, eu vou colocar alguma coisa nova lá no Blog) e até agora nada!

Marília, vê se me ajuda a persuadir o Arthur a manter esse blog. Pelo que vejo aqui, esse teu blog produz conteúdo tão interessante que até o cara da Rede Paraense de Blogs quer colocar o teu na home dele. Eu acho só isso uma boa notícia. Suficientemente boa para que eu não precise ficar te chateando.

Mas vamos lá, Arthur. escreve para o pessoal saber das tuas últimas peripécias, tuas viagens, enfim, tuas experiências. Vamos botar as coisas em ordem na casa.

Afinal, teu blog já não tem mais "apenas" dois leitores. Tem muita gente interessada em fazer propaganda de você. E do que você escreve.

Vamos lá. Não pode ser assim tão difícil!!!

NÃO DESISTA!

Afinal, você é brasileiro, não é?

Bruno_Philósopho disse...

Arthur, ainda lembras do Juvêncio Arruda, coordenador do nosso curso na FAZ? Pois é, ele faleceu hoje. Ele tinha um blog, o quinta emenda, hospedado neste mesmo Blogspot que nos hospeda também.

Dá uma passada lá: quintaemenda.blogspot.com/

Bruno_Philósopho disse...

ENFIM: Agora o cara não dá mais atenção ao Picolé... Achei que valesse a pena te instigar para manter esse blog aqui. Mas valeu enquanto durou! Gostei de cada peça que você escreveu. Porém, nada é eterno. Um dia o meu blog também vai acabar...

Um grande abraço para você, Arthur!

Até qualquer dia!

Marília disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Marília disse...

Ei Thales, tô contigo e não abro... hehehehe. Esse Arthur... tsk,tsk.