24.8.09

Welcome to Belém

botoEis que me encontro de volta em Belo Horizonte. O quê ? vocês nem sabiam que eu tinha viajado ?
é verdade..não avisei.


Mas, foi tão rápido que já voltei. Só fiquei o fim de semana e ainda assim voltando no vôo de domingo a tarde as 13:05.

Ou seja tenso e rápido.

Mas queria contar da minha emoção ao ir pra Belém. Devo confessar que odeio com todas as forças esses voos que saem de Brasilia ou do Rio ou de São Paulo pra Belem. São sempre vôos lotados e parecendo um pau-de-arara daqueles do sertão mais brabo que já imaginaram…

E sempre, sem exceções, que eu pego esses vôos alguem me mostra um lado paraense que não gosto de mostrar, mas existe.

O lado da falta de educação, da falta de polidez, enfim do lado brabo do caboclo paraense.

(senta que lá vem história)

I

Estávamos no rodoviária aeroporto de Brasília aguardando minha conexão, quando minha nobre amada me mandou solicitou carinhosamente que comprasse um lanche naquela malfadada lanchonete da sala de embarque. Após experimentar as emoções de uma fila sem fim, consegui pagar o meu pedido e me dirigi ao balcão para buscá-lo.

Eis que surge um senhor com chapéu que parecia o do boto, e me dá um safanão, um chega pra lá no balcão, exclamando em alto e bom som – “ Então, já pode me atender que é a minha vez.”

Quase derrubando sucos, lanches e tudo o mais que eu carregava, dei uma boa olhada no cidadão e esperei que falasse algo. Um pedido de desculpas que fosse. Nada veio. 

Deixei pra lá, pois não quis criar tanta confusão por aquilo. Mas guardei a imagem daquele “espécime” como quem monta um retrato falado.

Voltei á minha amada e contei o que ocorrera. E adicionei: “acho que esse boto vai no nosso vôo pra Belem. Folgado e mal educado desse jeito, deve conviver com o prefeito Dudu…”

II

Já dentro do avião, após uma intensa fila para embarcar,  me deparei com outro fato estranho que tenho visto com frequência. O uso indiscriminado de máscaras cirurgicas por todo lado por conta da gripe suína. Acho que estes “cirurgiões” não sabem que a máscara só tem efeito de proteção de qualquer coisa por cerca de 1 (uma) hora . Depois deste tempo, a pessoa está tão ou mais exposta a qualquer risco como os normais sem diploma de cirurgião.

Mas voltando ao nosso tema; sentei-me à minha poltrona no avião e vi entrando o boto de quem havia falado a pouco. Veio todo serelepe e empurrando as pessoas no corredor do avião para passar. Assim que achou seu lugar, que não poderia ser outro que não na fileira à minha frente, tratou de guardar as imensas sacolas que carregava consigo a ponto de não encontrar espaço onde guardá-las.

Por conta disso, optou por abrir um dos compartimentos do avião onde ia equipamentos de bordo e com uma gigantesca inscrição dizendo: FAVOR NÃO COLOCAR BAGAGEM NESTE COMPARTIMENTO.

Junte-se a este boto, animal serelepe que é, o fato de ser além de mal-educado e folgado, o analfabetismo de pai, mãe e avós.

Como de praxe, o comissário do vôo teve que intervir e retirar a bagagem do esperto animal que foi recolocada em outro compartimento; coisa que o mesmo poderia ter feito tal não fosse os danos cerebrais que lhe acometem desde que nasceu.

Pobre animal em extinção.

3 comentários:

Bruno_Philósopho disse...

Ói nóis aqui travêis...

Sempre aparecem estes caras sabe-se lá de onde e quando menos esperamos... Eu mesmo já vi uma porção deles (acredite: Tem um que é meu visinho). O pior é que, além de analfabetos de pai e mãe, mal-educados, ainda conseguem ser metidos a qualquer coisa, os donos da cocada preta. A vontade que dá é de matar!

Mas a hora de corrigir estes senhores já passou. Ou seja, ou aprendemos a conviver com eles ou então morrer com um infarto de tanto se preocupar com eles.

Prefiro a primeira opção

Arthur Almeida disse...

Mas que dá vontade de dar uma surra num cabra destes, dá..

Bruno_Philósopho disse...

Acredite: Eu tento me fazer de surdo e cego para não ver ou ouvir o que estes senhores fazem ou falam. Apenas para nao ter esse desejo. Mas é preciso muita força de vontade para não fazer nada... E, nesses casos, tenho tido uma paciência de Jó! Só que, para valer a pena, a surra teria que ser comunitária!

O ralado é que ando muito estressado aqui, por conta dos meus problemas... Imagina se eu for me bater por causa de um "analfaalfa" destes.

PS: ANALFAALFA vem do fato de o cara não ter aprendido nem a segunda letra (Alfa, Beta, Gama...) do alfabeto grego. como não dá para dizer que ele não aprendeu nem a primeira...